A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, de um novo processo de trabalho (equipes, materiais e equipamentos), ou novo método de gerenciamento, ou ainda características de negócios criativas, modificadas para melhorar o desempenho. A oportunidade para a inovação é geralmente identificada, interna e externamente, e pode acontecer em qualquer área da empresa, como no marketing e comercialização, na produção ou logística, envolvendo comunicação interna e externa. A inovação pode ocorrer de várias formas, em vários momentos, sem grandes investimentos, trazendo resultados efetivos para a competitividade e contribuição para a sustentabilidade da empresa no seu ambiente. As atividades feitas para obter a inovação reforçam a imagem da empresa, contribuem para a melhoria do desempenho e para o aumento da sua competitividade. O tema é fundamental na gestão da empresa, e deve estar presente tranversalmente em todas as suas áreas como uma “Cultura da inovação”.
O que você vai aprender
- As 12 questões estabelecidas, a seguir, foram elaboradas para permitir a autoavaliação da capacidade de inovar e a maturidade para implementar a inovação presentes nos pequenos negócios e ao final uma orientação será devolvida a fim de nortear o empresário na busca do fortalecimento da cultura de inovação na empresa.