A venda de materiais de construção é uma atividade de varejo. E, no varejo, compra-se para vender. Mas comprar produtos para oferecer aos clientes não é apenas seguir as indicações dos fornecedores ou o que a concorrência está fazendo. Para ter os produtos adequados, no tempo certo, é necessário conhecer a área em que se atua e os clientes da loja. Quanto melhor for sua capacidade de análise, melhor lidará com a compra, o que vai lhe custar menos e aumentar suas vendas. Com a experiência do dia a dia, os comerciantes criam suas conclusões sobre o que funciona. O comércio muda rapidamente. Práticas consideradas vencedoras no passado podem significar dificuldades no presente, tornando a jornada para o sucesso mais difícil. Saber o que pode ser melhorado é um caminho valioso.
O que você vai aprender
- Esta autoavaliação investiga a situação atual da empresa, para saber se há algo que atrapalha seus resultados. Pode apontar para aspectos do mercado ou da gestão, mostrando onde novas ferramentas e processos levarão a menos custos e mais vendas, além de melhorias na rotina do negócio.